Galp Energia

Caneças - a Origem de um Nome

Planta de Caneças, representação em azulejoCaneças é uma povoação muito antiga, permanecendo a origem do seu nome envolta num certo mistério.

Segundo a tradição oral, tendo El–Rei D.Dinis passado pelo lugar, bebeu água por uma caneca, palavra que depois terá evoluído para "Caneças", nome do povoado. Todavia, outras explicações existem quanto à origem da palavra.

Existem informações escritas relatando que a fundação da povoação se deveu à presença de árabes nesta região, derivando o nome de Caneças do vocábulo  árabe caniça (al-kanissa), que significa "templo de cristãos".

Outros há que encontraram novos fundamentos para a origem do nome.

Quando os árabes se fixaram por estas paragens dedicaram-se à indústria de fabrico de “cadeirinhas”, destinadas ao transporte dos senhores importantes daquele tempo. Este meio de transporte eram conhecidos por “caleça”, termo esse que teria evoluído para "Caneças".

Nos registos paroquiais, datados do séc. XVI, o vocábulo que dá o nome ao povoado surge sob a forma de "Canessas", "Canesas" ou mesmo "Caneças".

O Dicionário Geográfico de Portugal, séc. XVIII, refere-se também a "Canessas" como sendo "um lugar favorável à cultura de viveiros de árvores de fruto".


O topónimo de Caneças levanta, assim,
em virtude dos escassos registos escritos e outros que nos ajudem a explicar o motivo do seu nome, diversos problemas e algumas dúvidas quanto à sua verdadeira origem.

Ainda com relação a Caneças e às suas gentes, se refere a ocorrência dos qualificativos alimaes ou animaes, (alimais são de Caneças).

C
om a sua graça, uma versão popular associa-os a ao sítio, devendo-se este facto ao desejo dos Canecenses em separar a localidade de Caneças da freguesia de Santa Maria de Loures, sucedendo-se o seguinte:
para que os batismos fossem realizados na Igreja Matriz de Caneças e não na de Loures, os Canecenses adquiriram uma Pia Batismal e procederam à escolha do local para a colocarem na dita Igreja. Tal escolha provocou acesa discórdia entre os populares ali reunidos. Diziam uns,  “para aqui”, e outros, “para acolá”. Ao fim de muito teimarem, desde a noite até ao amanhecer, alguns dos presentes acabaram por dizer para “ali mais”, e associou-se a Caneças o  qualificativo de alimaes, (ou animaes).


Caneças


origem do nome

a água e as fontes

as lavadeiras

galeria

© 2009/2010 Ti Saloia, Lda.